TV e Pipoca Indica: Mangás | Citrus

Todo mundo que é apaixonado por yuri sabe como é difícil surgirem novas produções de qualidade. É um nicho que tem lá o seu espaço no Japão, mas não como nós, fãs, gostaríamos. Muitas histórias deste gênero de mangá/anime, que é focado em relações românticas entre mulheres, se restringem apenas ao mangá e não são transformadas em animação, justamente por terem um público bem específico. E quando encontramos um anime por aí, ou ele tem pouquíssimos episódios e uma única temporada ou os episódios duram menos de 10 minutos ou o que acontece é uma relação que te deixa sempre na dúvida, porque não é nem um pouco explícita (o que chamamos, na verdade, de shoujo-ai). Para quem quer muito romance, beijos, cenas quentes e também fofas de derreter o coração e um amor entre meninas mais do que escancarado, o TV e Pipoca Indica te apresenta Citrus.

Lançado em 2012, o mangá, escrito e ilustrado pela mangaká Saburouta, já está em seu sétimo volume, com exatos 32 capítulos. Em Citrus, acompanhamos a história de amor entre Yuzu Aihara e Mei Aihara, que se tornam meia-irmãs a partir do casamento de seus pais e dividem não só a mesma casa, como também a mesma cama! Elas são completamente diferentes na personalidade: enquanto Yuzu é mais extrovertida e risonha, Mei é aquela pessoa séria e rígida. As duas estão no colegial da mesma escola, um colégio só para garotas, onde Mei é presidente do Conselho Estudantil e também neta do diretor. Sendo sincera: quando comecei a ler Citrus e dei uma olhada na sinopse da narrativa, fiquei um pouco com o pé atrás, porque a parte do “meia-irmãs” me pareceu um elemento de fetichização, como se a história fosse puramente hentai e escrita para agradar homens heterossexuais. Porém (e felizmente!), não se trata de nada disto. Mesmo que existam alguns pontos clichês, Citrus irá te prender a cada capítulo.

Citrus-1024x735 Quadrinhos TV e Pipoca Indica
Yuzu é a de cabelo mais claro, enquanto Mei tem os fios mais escuros.

Primeiro, temos que dar muitos créditos a Saburouta, que consegue manter o clima da história com maestria. A cada final de capítulo, você espera sempre mais para saber como será o desenvolvimento da relação de Mei e Yuzu. Não é à toa que a autora é conhecida como troll pelos fãs de Citrus, pois ela consegue mudar totalmente a situação de uma página para outra. Temos também a química entre as personagens principais: Mei e Yuzu realmente foram feitas uma para a outra. É maravilhoso ver a evolução de ambas a partir do amor que elas vão descobrindo e construindo, ao mesmo tempo em que aprendem a conviver e a amar com respeito. Posso ser suspeita para falar, mas as cenas românticas entre as duas mexem com qualquer coração. Fora os traços e desenhos belíssimos do mangá, que parecem ser rabiscados com todo o cuidado e perfeição do mundo.

Citrus-2 Quadrinhos TV e Pipoca Indica
Conversa entre Mei e Yuzu sobre suas orientações sexuais.

Mas um ponto interessante a se destacar é como a história aborda a questão da orientação sexual das protagonistas. Yuzu, principalmente, passa por alguns momentos de dúvida e autorrejeição por amar outra mulher. Um dos diálogos que ela tem com Mei sobre o assunto é um ótimo exemplo da delicadeza, respeito e convicção que Citrus quer passar aos seus e suas leitoras: independente dos preconceitos que existem contra a população LGBT, não é errado amar alguém do mesmo sexo nem deixar de ser quem você é – uma mensagem mais do que necessária, considerando que o Japão é um país muito conservador.

E, se você está achando que, assim como vários outros ótimos mangás yuri, Citrus será apenas mais um que não irá virar anime, é melhor não ter tanta certeza assim: Mei e Yuzu vão ganhar cor, voz e movimento em janeiro de 2018! O primeiro teaser do anime foi ar no início deste mês e está lindo! Agora é só contar os dias, horas e minutos para ver o casal yuri mais fofo de todos na tela do computador.

Confira!

Jenas

Louca por games, animes, mangás, séries, filmes e tudo o que desperte (e alimente) minha imaginação. Ah, se eu pudesse fazer dungeons em carne e osso...