TV e Pipoca Indica: HQ | Moby Dick

Aquele dia bonito de TV e Pipoca Indica. E hoje iremos trazer um material gigante que é realmente indispensável para alguém que aprecia uma excelente leitura, assim como uma incrível arte.

Estamos falando de Moby Dick. E eu tenho certeza que você, caro leitor, pode até não conhecer a história, porém, com certeza já ouviu falar sobre Moby Dick, a baleia branca. Uma história que ultrapassa séculos escrita por um homem que não conheceu o sucesso de sua obra.

Herman Melville foi o autor da obra que hoje é uma das principais referências da literatura no mundo inteiro. Moby Dick foi inicialmente publicado em 1851 com o título de “A Baleia”. E como disse acima, Melville morreu praticamente esquecido e não viu o sucesso de sua obra que só foi obter tamanho impacto no século vinte. Um verdadeiro pecado, pois estamos falando de uma obra absurdamente completa.

Moby Dick se trata de uma vingança do capitão de uma embarcação contra uma baleia que arrancou sua perna enquanto tentavam capturá-la. A obsessão do capitão Ahab é exposta de forma brilhante. Mas o que chama a atenção no livro são os detalhes sobre a caça baleeira, sobre os navios, o mar. O conhecimento de Melville deixa o livro com uma cara de enciclopédia sobre como navegar e caçar baleias. Também pudera, o autor durante sua vida também trabalhou no mar como marinheiro.

MDickPipocaNanquim-300x199 Quadrinhos TV e Pipoca Indica MobyDick072-216x300 Quadrinhos TV e Pipoca Indica

 

 

 

Bem, sabemos a importância da obra, mas vai além. Moby Dick foi adaptada e referenciada em todo tipo de entretenimento. Duas versões para o cinema (a primeira é fantástica), desenho da Hanna Barbera e até canção do Led Zeppelin, falta algo? Sim, e também adaptação nos quadrinhos. E é essa adaptação que queremos destacar hoje.

Herman Melville foi um gênio, mas Christophe Chabouté também é. E esse francês acabou fazendo uma adaptação que não pode ser considerada menos do que brilhante para os quadrinhos em 2014.

A narrativa consegue fluir bem mesmo com a linguagem da época. Não existe problemas de interpretação. E a arte de Chabouté, bom, aí é coisa para ser estudada. Esse francês desenha impecavelmente. A hq é toda em preto e branco com um traço forte e muitas páginas sem diálogo mostrando toda a qualidade de Chabouté. As expressões dos personagens dizem o que eles estão sentindo, como bem podem ver nas imagens que anexamos no post. Uma publicação que precisava sair no Brasil e aí nós temos que destacar quem fez isso possível.

O canal no youtube que fala de quadrinhos e cinema, Pipoca e Nanquim, recentemente se tornou uma editora e vem trazendo quadrinhos até então não publicados no Brasil e então trouxeram Moby Dick num acabamento que deixa qualquer colecionador e leitor feliz de ver a belezinha na estante.

A Hq é em capa dura e tem 256 páginas. É gigante assim como o cachalote branco. Tanto no tamanho como na qualidade.

Sério galera, recomendação forte nesse TV e Pipoca Indica independente de ser ou não um leitor de quadrinhos. E lógico, o livro também é algo que você  precisa ler em algum momento na vida.

Beijo no coração!

Rodrigo Beauclair

Humor. Cinema. Leitura. Quadrinhos. Esportes. Doce de amendoim. Precisa de mais?