TV e Pipoca Indica: Games | Summoners War: Sky Arena

Se você curte um bom RPG com um toque de estratégia, mas prefere jogar no celular ao invés do PC ou console, lá vai uma sugestão das boas: baixe Summoners War. O aplicativo, desenvolvido pela empresa Com2uS, tem mais de 50 milhões de downloads e está disponível gratuitamente tanto para Android como iOS, com algumas compras dentro do jogo. Mas eu garanto: não é nada que vá te atrapalhar. Uma das melhores coisas do Summoners é que é possível crescer sem gastar um centavo. E ah! Também não tem aquelas toneladas de publicidade que você tem que fechar a cada minuto.

A história do jogo é a seguinte: você é um(a) invocador(a) iniciante e, aos poucos, começa a conquistar o seu espaço entre o Conselho dos Invocadores (digamos que é o órgão mor em SW). Para te ajudar na aventura, o Conselho envia a ajudante Ellia, que, durante a introdução e todo o game, te dá dicas de jogabilidade e participa de alguns acontecimentos da narrativa. Não vou dar muitos spoilers para quem estiver interessado(a) em saber o que vai rolar. Eu, particularmente, gosto de ler as histórias dos jogos, mesmo que o Summoners não tenha um enredo tão espetacular assim. Aproveite que o jogo está traduzido em 16 idiomas diferentes, inclusive o português, e se jogue!

Summoners-War-Intro-1024x543 Games TV e Pipoca Indica
Ellia te ajuda no início do jogo.

Falando em jogabilidade, em Summoners War, o objetivo principal é evocar monstros através de pergaminhos, pedras de evocação ou cristais que se parecem com rubis, para treiná-los e torná-los fortes. Além do level, que é o máximo de 40 para o monstro e 50 para o(a) invocador(a), o SW apresenta um sistema de runas interessante, que te permite montar diferentes builds para os seus monstros. Por sinal, o game oferece mais de 1.000 tipos de criaturas diferentes para colecionar e treinar. O sistema de lutas acontece em turnos, e você pode escolher a habilidade que quer usar no inimigo. Existem muitos tipos de poderes diferentes, incluindo habilidades passivas e de líder. Ao final das fases, você tem direito a um baú com algum prêmio aleatório, seja uma runa, cristais de mana (é o dinheiro do game), monstros e por aí vai.

Summoners-War-Dungeons-1024x614 Games TV e Pipoca Indica
As lutas acontecem por turno.

E você tem muito mais a fazer: precisa fortalecer a sua ilha do céu (que é como se fosse o seu próprio vilarejo) com edifícios que dão os mais variados atributos para os monstros; batalhar em arenas; se aliar a um clã; dropar runas raras nas dungeons (as famosas “masmorras”); alcançar o nível 100 da Torre de Ascensão para conquistar diversos prêmios; criar itens, homunculus e fundir monstros; participar de batalhas em tempo real com outros(as) jogadores(as), entre outras tarefas. É uma infinidade de afazeres que você só vai entender melhor quando começar. O que posso adiantar é que você precisa de energia para fazer as coisas dentro do game e convites de arena para disputar no PVP. Pode parecer ruim, a princípio, mas ambos recarregam relativamente rápido, e o próprio jogo te dá energia e convite por meio de eventos e conquistas que você vai completando.

Summoners-War-Ilha-do-Céu-1024x621 Games TV e Pipoca Indica
A ilha do céu é uma espécie de vilarejo no SW.

Os gráficos são incríveis para um game de mobile e, por mais que pareça complicado, o jogo é bem fácil de entender. Você vai pegando a manha bem fácil, até porque há um chat global em que você pode pedir conselho para jogadores(as) mais experientes. Outra coisa legal é que o sistema do SW te incentiva a continuar a jogar. Você ganha muitas recompensas por completar missões diárias e habilitar conquistas, além dos eventos constantes no game que te permitem crescer e não te deixam enjoar do Summoners. Até se você ficar meses sem jogar, o Summoners War te convida a voltar de um jeito bem persuasivo, com vários prêmios e bônus – quase uma saudação de “olha quem está de volta!”.

Porém, como nem tudo são flores, vamos falar dos aspectos ruins. O mais óbvio deles é que só dá para jogar através de conexão constante com wi-fi ou 3G/4G, o que te limita de certa forma. O jogo é um pouco pesado também (1,64 GB até a última atualização), o que exige um aparelho razoável para jogar sem estresse. Além disso, são muitas atualizações (cerca de duas por semanas), e você precisa fazê-las para entrar no jogo. Algo que me incomoda também é a representação das personagens femininas no SW, muitas vezes hipersexualizadas sem necessidade, tanto na aparência normal quanto nas skins (um tipo de roupa diferente que você pode conseguir para os monstros dentro do jogo). É bom você ficar avisado(a).

No geral, Summoners War: Sky Arena é um jogaço, daqueles viciantes que te deixam com vontade de crescer e ficar cada vez mais forte. Eu jogo há cerca de dois anos e não pretendo parar por enquanto. Não pense que é fácil ser um(a) invocador(a) e ter uma ilha do céu de invejar: é preciso muita sorte e bastante dedicação. Se você está em busca de novos desafios, tenha certeza que o jogo não vai te decepcionar.

Prós

  • Ótimos gráficos
  • PVP entre jogadores(as)
  • Jogabilidade simples
  • Variedade de eventos
  • Vários objetivos, itens e monstros

Contras

  • Exige conexão com a internet
  • Mais de 1GB de instalação
  • Atualizações constantes que consomem espaço
  • Personagens femininas hipersexualizadas
  • Enredo fraco

Ficha técnica

Sistema: requer Android 4.0.3 ou superior/iOS 7.0 ou superior
Classificação do conteúdo: 12 anos
Instalações: mais de 50 milhões
Versão atual: 3.5.2

Jenas

Louca por games, animes, mangás, séries, filmes e tudo o que desperte (e alimente) minha imaginação. Ah, se eu pudesse fazer dungeons em carne e osso...