TV e Pipoca Indica: Série | The Fall


The Fall é de uma série policial em três temporadas, num total de 17, episódios, produzida pela BBC e disponível na Netflix. Dirigida por Allan Cubitt, a série conta a história de um serial killer, Paul Spector (Jamie Dornan), pai de família amoroso, que estrangula e despe suas vítimas, sempre mulheres morenas, bonitas e bem sucedidas.

A detetive britânica Stella Gibson, é convidada a auxiliar a polícia de Belfast, na Irlanda do Norte, na resolução de um caso de homicídio. A vítima foi encontrada morta em sua própria residência, colocada em pose na cama. Ao começar a investigar, Stella liga esse crime a outro ocorrido recentemente na mesma cidade. Dentro de pouco tempo, ela percebe que ambos os crimes foram cometidos pela mesma pessoa, e que haveria mais.

landscape-1474313858-the-fall-screengrab Críticas NETFLIX Séries e TV A trama se desenvolve em dois núcleos: a linha de investigação por parte da polícia e de Stella, e o outro mostrando a rotina de Paul, tanto em seu ambiente familiar, quanto na hora de planejar e cometer mais crimes. Desta forma, podemos acompanhar o empenho da polícia em traçar um perfil do assassino, ao mesmo tempo em que descobrimos parte desse perfil acompanhando as ações de Paul.

A investigação caminha no mesmo ritmo em que nós, espectadores, vamos descobrindo as facetas de Spector. Como quase toda série britânica, a narrativa é relativamente lenta, e as coisas se desenrolam aos poucos. Nunca temos muita informação de uma vez. Assim, mantemos nossa curiosidade em saber qual será a próxima revelação.

Tentar entender as motivações de Spector é uma missão intrigante. Um homem casado e que, aparentemente, ama sua esposa, e que mata mulheres de forma cruel e sádica. Um pai de família, que se preocupa com seus filhos, mas menospreza a vida alheia. Entender a mente de Spector acaba se tornando uma obsessão tanto para Stella quanto para o público. E entrar nesta mente é uma experiência deliciosa.

The-Fall-Stella-Gibson Críticas NETFLIX Séries e TV Mas o grande destaque da série é a atuação de Gillian Anderson. Ela é a responsável pelos melhores diálogos, com as melhores frases, sempre dando uma surra argumentativa contra a sociedade e, principalmente, contra os homens. Ela é sexy, determinada, intimidadora, ousada e é questionada o tempo todo num ambiente majoritariamente masculino. Para muitos, ela pode aparecer objetificada em alguns momentos, mas para outros ela é a personificação da mentalidade feminista. Uma das melhores personagens femininas em séries, sem dúvidas.

O jogo obsessivo entre Paul e Stella nos faz torcer muito para eles ficarem cara a cara. E quando isso acontece, o show rola solto, nos fazendo prender a respiração e reagir a cada fala que é dita. São dois personagens absolutamente complexos e atraentes, que roubam toda a atenção do elenco e do público, e nos presenteiam com uma das melhores relações “herói x vilão” que o suspense televisivo já pôde apreciar.

The Fall é uma série instigante, pesada, questionadora, atraente, polêmica em alguns aspectos e muito, mas muito viciante!