Além do episódio| Grey’s Anatomy e a violência doméstica


O que dizer da 14ª temporada de Grey’s Anatomy até aqui?

Poucas séries conseguem trazer assuntos delicados como a violência doméstica com tanta maestria. A season até o momento vem mostrando o porque de a série estar vivíssima em seus 13 anos de exibição.

Para início é importante recapitularmos um pouco da história de Jo Wilson (Camilla Luddington)

Brooke Stadler passou por vários lares adotivos pois foi abandonada por sua mãe. Aos 16 anos passou a morar em seu carro e graças a seu esforço se formou em medicina. Brooke foi casada, fugiu do marido Paul Stadler (Matthew Morrison) porque sofria violência doméstica e mudou de nome para não ser encontrada.

greys Além do Episodio Críticas Séries e TV
Grey’s Anatomy (TVLine)

Brooke, a agora Jo Wilson teve sua primeira aparição na 9ª temporada da série. Muito insegura foi escolhida por Meredith para a cirurgia dos internos, desenhada para que todos falhem, e com Jo não foi diferente.

Jo sempre foi taxada de personagem sem graça. E era mesmo! Mas finalmente teve sua história explorada em dois episódios totalmente necessários para Grey’s Anatomy que sempre explorou assuntos fortes em toda a trama.

Primeiramente, quero registrar a brilhante atuação do Matthew Morrison (conhecido por interpretar o fofo Mr Schuester em Glee). Todas as cenas Jo/Paul/Jenny (noiva de Paul) trouxeram uma grande carga emocional para a história.

Paul Stadler é o reflexo de milhares de homens ao redor do mundo e bastou aparecer em um episódio para que em instantes, a história de Jo fosse desacreditada por alguns espectadores. Viram o quão fácil isso é? Milhares de mulheres são postas em dúvida todos os dias e é preciso darmos mais credibilidade a voz de cada uma.

Lembre-se: A CULPA NUNCA É DA VITÍMA!

No plot vimos o quanto é importante o apoio às pessoas que passam por essa situação e o seu desfecho foi uma surpresa. Foi muito irônico uma pessoa controladora ter sua “vida” definida por uma de suas vítimas. Queríamos Paul no tribunal sendo exposto e pagando pelos seus crimes? SIM!! A morte de Paul foi bizarra… Mas Jo enfim encontrou sua paz, fazendo o bem a pessoas que precisavam doando os órgãos do marido.

E agora meus amigos, Jo finalmente será feliz com Alex?

AMÉM Grey’s Anatomy, por ser uma série representativa, no ar há tantos anos e nunca se privando de falar sobre assuntos complicados.

Se você conhece alguém ou sofre algum tipo de violência doméstica procure ajuda.

Ligue 180, a rede de atendimento funciona em todo o País e busca identificar e oferecer assistência às vítimas de violência doméstica.

Sabrina Inácio

22 anos, Mineira e Cruzeirense. Apaixonada por séries desde Revenge! Instagram @alemdoepisodio