Especial: Semana da Criança | 10 Séries dos anos 80 e 90 para você matar saudades


Que tal um pouco de nostalgia? Pois é meus queridos leitores, o tempo passa muito rápido. Se você viveu a boa época dos anos 80 e 90, esta matéria é especialmente dedicada para você. Mas se acaso você nasceu no final ou depois desta época, está ai uma grande oportunidade para conhecer as grandes séries que fizeram parte da vida e da historia de muita gente, vale muito a pena conferir esta lista de apenas 10 dentre muitas das maravilhosas séries dessa época que a gente tanto ama.

Vamos começar? Lembrando que não é um “TOP” 10, e sim uma lista contendo as 10 séries que eu considero muito nostálgicas!

1ª – ALF, o ETeimoso (1986-1990)

Já começou a bater aquela nostalgia né? Pois é, em mim também. O que poucos sabem é que a série foi inspirada e parodiava o filme E.T. – O Extraterrestre, de Steven Spielberg (1982). Gordon Shumway é um alienígena apelidado de ALF, vindo do planeta Melmac, que segue um sinal de Radio Amador e acaba parando na Terra caindo na garagem da família Tanner.

2ª – MacGyver: Profissão Perigo (1985-1995)

Quem nunca foi chamado de MacGyver depois de fazer alguma gambiarra que ninguém esperava? Não é pra menos, o MacGyver era o rei de toda e qualquer gambiarra, isso porque MacGyver foi uma série de aventura da televisão americana sobre um ex-agente secreto das forças especiais chamado Angus “Mac” MacGyver, onde o seu recurso principal é sempre encontrar soluções improvisadas, tanto para escapar da capturas, ou para geralmente derrotar seus inimigos.

3ª – Miami Vice (1984-1990)

Miami Vice também marcou gerações, além de ser uma das séries mais famosas da televisão americana na década de 1980. A história se passa em Miami e gira em torno de dois policiais, onde tinham que lidar com a corrupção e o tráfico de drogas. Miami Vice também ganhou um filme em 2006 inspirado na série.

4ª – Blossom (1990-1995)

Blossom foi a série que revelou a tão amada atriz Mayim Bialik (que atualmente interpreta a personagem Amy Farrah Fowler em The Big Bang Theory). A série retrata a vida de Blossom Russo, uma adolescente de 15 anos, muito inteligente e sarcástica, que mora com o seu pai Nick Russo e seus irmãos. Ela é a caçula da família Russo e consegue ser brilhante em meio a uma família pouco convencional.

5ª – Três é Demais / Full House (1987-1995, 2016)

Três é Demais (ou Full House) é uma das séries que particularmente eu mais gosto desta lista. Além de ser uma série de comédia com aquele clima gostoso de família dos anos 90, ela é uma série que nos deixa cativados por cada personagem. A série é tão boa, que recentemente em 2016 a Netflix lançou uma nova temporada nos dias atuais com os atores originais, que é muito nostálgico, vale a pena conferir! Veja a abertura da série da Netflix aqui.

6ª – Lois & Clark – As Aventuras do Superman (1993-1997)

Ta ai uma série que todo fã deveria ver! Na época que essa série era transmitida, a família toda reunia na sala para assistir. Afinal era uma série muito divertida e que não focava apenas no Homem de Aço, e sim as vezes até mais no Jornalista Clark Kent com sua colega Lois Lane, interpretados por Dean Cain e Teri Hatcher.

7ª – Família Dinossauros (1991-1994)

É uma série de humor com uma família de Dinossauros mecatrônicos na década de 90 ao bom estilo “american way of life” produzido pela Disney, seus argumentos serão inválidos. Afinal quem nunca ouviu falar da Família Silva Sauro? Eles vivem em uma sociedade dominada pelos grandes répteis, e que por incrível que pareça, os humanos são animais selvagens. Só de lembrar dessa série, já me vem na mente o Baby dizendo ao Dino: – “Não é mamãe, não é mamãe…”.

8ª – Friends (1994-2004)

Pode dizer, sei que bateu aquela saudade não é? Friends conquistou e ainda conquista um grande numero de fãs, e é uma das séries Sitcoms mais amadas até hoje, que até mesmo seus reprises conseguem uma alta audiência. O Seriado arrecadou cinco Prêmios Emmy, um Globo de Ouro, dois SAG Awards, e ainda outros 56 prêmios com 152 nomeações. Fora que contava com um elenco de peso, tais como Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimme.

9ª – Xena: A Princesa Guerreira (1995-2001)

Ahh, Xena… a atriz Lucy Lawless conquistou o coração de toda a garotada nos anos 90, não tinha como deixá-la de fora dessa lista. Xena: A Princesa Guerreira foi uma das séries de maior sucesso da televisão, sendo transmitido em mais de 108 países. O sucesso foi tão grande, que além de serem lançados livros, quadrinhos, videogames e filmes da personagem, em todo ano também é realizado a Xenacon, uma convenção para os fãs da série.

10 – Um Maluco no Pedaço (1990-1996)

E por ultimo, é claro, a série que revelou o ator Will Smith, Um Maluco no Pedaço, que de uma maneira totalmente engraçada mostra os conflitos de valores de uma sociedade marcada por problemas raciais. Afinal não há quem não de boas risadas com essa série, e que não saiba cantar “de cor” o tema de abertura. O bom humor consagrado de Will Smith e o modo engraçado que a série retrata ele tentando se adequar aos padrões mais elevados de seus parentes em Bel-Air, por ter vindo de um bairro pobre, fez da série um marco na televisão, por acabar provocando várias situações atrapalhadas aos seus tios e primos na sofisticada casa.

Bom meus queridos leitores, chegamos ao fim dessa maravilhosa lista. Espero que tenham gostado e matado um pouco da saudade dessas séries que fizeram parte da juventude de muitos, inclusive a minha. Sei que ainda faltou muitas séries por aqui e que com certeza serei cobrado por uma segunda parte desta matéria, então podem cobrar, que estou muito ansioso para uma “Parte 2”!

Ghilbert Wellington

Viciado em filmes e séries e grande amante da nona arte.