TV e Pipoca Indica: HQ | Superman: Entre a Foice e o Martelo


Aquele sábado lindo com indicação do TV e Pipoca.

Precisa de mais?

Sempre precisa né amigos. E por isso, prosseguimos com a variedade de temas da cultura pop aqui no TV e Pipoca Indica. E hoje teremos uma HQ. E definitivamente não se trata de uma obra qualquer.

Estamos falando de Superman: Entre a Foice e o Martelo.

Aí você deve pensar: poxa, Superman? Mais do mesmo? Não. Não mesmo jovem padawan.

Entre a Foice e o Martelo foi uma hq publicada em 2003, com roteiro do grande Mark Millar. E vários desenhistas como, Dave Johnson, Walden Wong, Andrew Robinson. E foi realmente um trabalho que nasceu para ser clássico. Eu diria que, se fosse feita alguns anos antes, seria até polêmica demais.

A abordagem da HQ é diferente de tudo que já vimos no que envolve os heróis da Liga da Justiça. A premissa do quadrinho surge a partir de uma pergunta: e se a nave de Kryptonita não tivesse caído nos Estados Unidos, numa fazenda no Kansas, mas sim na União Soviética socialista?

superman_red_son_symbol_wp_by_chaomanceromega-d57r2z7-1024x576 Quadrinhos TV e Pipoca Indica
Símbolo do uniforme do Superman na HQ

E é a partir daí que teremos um Superman do socialismo, da mesma forma que teremos o os outros membros da liga da justiça com uma personalidade e roupagem diferente. Tudo voltado com uma visão do universo soviético.

Um verdadeiro clássico que nos provoca a refletir sobre questões sociais que já foram e ainda são muito discutidas ao redor do mundo. Crescemos com a idéia do capitalismo com o contraponto do Socialismo. Ou em alguns casos, exatamente o oposto. E acredito que isso acaba sendo um ponto interessante de se olhar a hq e ver como esse universo é desenvolvido. Um chute certeiro de Millar na época.

Entre a Foice e o Martelo foi uma das HQs mais pedidas pelos fãs da DC para que a Panini colocasse no mercado novamente, e isso felizmente aconteceu. Já está disponível na Amazon. Confira aqui.

E cá entre nós, só o tema já é instigante para dar uma conferida. Aliado isso ao fato de ser um clássico indispensável para qualquer fã do gênero, vale a pena demais!

Até o próximo TV e Pipoca Indica galerinha.

Rodrigo Beauclair

Humor. Cinema. Leitura. Quadrinhos. Esportes. Doce de amendoim. Precisa de mais?