HQ que você precisa ler #02 | Paciência

E estamos aqui novamente com o segundo post de uma série deliciosa que estou fazendo. Estamos falando do: HQ que você precisa ler. Sim, indicações de quadrinhos que são necessários a leitura de tão bons que são. E hoje trago um dos meus favoritos em 2017.

Paciência foi publicada no Brasil pela editora Nemo, que por sinal, vem fazendo um grande trabalho ao longo dos anos. A hq foi produzida por Daniel Clowes, que é conhecido como um dos grandes quadrinistas modernos que temos hoje em dia. Um dos melhores na narrativa sequencial. E não é por menos, Clowes vem desde o final dos anos 80 no mundo dos quadrinhos nos trazendo trabalhos como Ghost World, Ice Heaven, Wilson. Uma carreira elogiada que talvez chegue ao seu auge com Paciência.

É importante saber que a obra lançada ano passado, ficou sendo produzida durante cinco anos. Sim, Clowes ficou cinco anos sem produzir nada. Apenas trabalhando na HQ. E valeu a pena. O que temos aqui é uma história de tirar o fôlego. E sem perder tempo, vamos falar porque a hq precisa ser lida para quem é fã ou até para quem está iniciando agora nos quadrinhos.

patience_p79-80_colors-copy_wide-6143122f6d59f9fe9a865429b6cfeb2e9b9f44de-s900-c85-300x169 Destaque Quadrinhos

A trama se desenvolve diante da ótica de Jack Barlow, um homem que decide encontrar a pessoa que matou sua esposa, Paciência, que para piorar, estava grávida. Certo, só aí já temos um enredo bem bacana. Mas aí Clowes decide inventar uma forma brilhante de viajar no tempo, sendo essa a maneira que Jack Barlow tem de encontrar o assassino de sua esposa ou até mesmo impedir o assassinato dela.

Parece bizarro, eu sei, talvez seja mesmo. Estamos falando de um sci-fi romântico. Mas é brilhante! Inacreditável como Clowes não nos entrega nenhum furo e nos prende a cada página da hq ao mesmo tempo que mostra todo amor de Jack por Paciência e sua obsessão em entender o que e como tudo ocorreu. O suspense rola do início ao fim ficando até difícil falar do quadrinho. Falar mais do que isso aqui, rolaria um spoiler chato para o leitor que irá encontrar um texto impecável e uma arte colorida que remete às HQs antigas de forma maravilhosa. Isso aqui é leitura até para quem não costuma ler quadrinhos. Entra no meu top 10 de 2017 facilmente. Obra grandiosa disponível nas amazon, saraiva, fnac da vida.

Confiram e se divirtam!

Rodrigo Beauclair

Humor. Cinema. Leitura. Quadrinhos. Esportes. Doce de amendoim. Precisa de mais?