1° Festival de cinema móvel de Brasília acontece em novembro.

A definição resumida do festival é “…que as pessoas possam ser protagonistas de suas próprias historias”.

Já ouviu falar no Filmaê? Este e nome do 1° festival de cinema móvel de Brasília. O filmaê
traz na bagagem a ideia do Cinema Novo, “Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça”. Desde 2000 as inovações tecnológicas só vem aumentando dia após dia. E você já percebeu que 24 horas por dia você está ao lado de uma câmera?

Como essa ideia nasceu?

Tudo como começou alguns anos atrás quando Fernando Campos , coordenador do projeto, teve a ideia de criar uma oficina de produções cinematográficas . Logo se juntou com seus 2 amigos;  Guilherme Pastana e Guilherme Carvalho, e as compartilhou . A ideia era criar uma oficina que pudesse em 1 dia, planejar um roteiro, produzir, editar e finalizar alguma produção. Era obrigatório gravar com o aparelhos móveis. Por que não utilizar algo que está com você todos os momentos do dia? A ideia deu tão certo, que logo surgiram outras oficinas do mesmo gênero.

1c5efbb2-a196-4ff6-b7bc-08f1664eb826-e1540088096392-300x229 Entrevista Filmaê Premiação
Imagens cedidas pelo evento.

Após muitas pesquisas na internet sobre premiações do gênero em Brasília, e as várias boas produções criadas por eles, por que não fazer um evento que fizesse este tipo de premiação independente? Festivais sobre o gêneros são muito importantes e comuns na Europa e nos Estados Unidos. Um exemplo deles e o Mobile Film Festival.  Foi a partir desse sonho que o Filmaê, e o desejo de mostrar a cultura brasileiras nas telonas surgiu e tomou força.

Fernando Campos destacou que o Festival tem a ideia de trazer um novo conceito sobre o cinema móvel. “A ideia do festival é que as pessoas possam ser protagonistas de suas próprias histórias”. O objetivo é mostrar que isso não  apenas é coisa de amador, e sim também de profissionais. A esperança final do projeto, e que as pessoas possam olhar para o cinema observando além da tela branca. “O cinema não é um entretenimento de apenas um só envolvido. Outras pessoas também estão presentes no processo até que esta arte possa chegar até você”.

imovie-tips-add-a-video-filter_8-100655599-orig-300x169 Entrevista Filmaê Premiação
Imagens cedidas pelo evento.

Os filmes e curtas selecionadas a participar da mostra estarão disponíveis no site oficial do evento (aqui). Você também pode participar votando nas melhores produções. Os ganhadores do Festival irão ganhar o Troféu Filmaê, e também um software para escrita de roteiros, usado até em Hollywood, e cedido por uma empresa Norte Americana.

O Festival não visa lucros e tem como apoio o FAC ( Fundo de apoio a cultura de Brasília). O Projeto também tem outros colaboradores que fazem do evento um espaço aberto. Você pode visitar e prestigiar esse momento cultural com as produções vindas de todos os cantos do país, seja no site, ou pessoalmente.

20150821_121538-300x142 Entrevista Filmaê Premiação

O Filmaê acontece entre os dias 16, 17 e 18 de novembro em Brasília, no espaço cultural Renato Russo. As inscrições para o evento foram finalizadas no último domingo (15).

Luiz Gustavo Cardoso

Apaixonado por Livros, amante de séries, entusiasta de filmes. Este sou eu, uma pessoa simples que ama o que faz. Escrever para te entreter. Este é meu hooby!