Especial: Semana da Criança | Games dos Anos 90

Era uma vez um tempo em que as crianças e pré-adolescentes iam até locadoras de videogames alugar fitas (ou cartuchos) de videogames. Um lugar mágico e quase atemporal em que você se sentava por horas com seus amigos para jogar sem preocupação e descobrir as novidades do modesto mercado de jogos. Um espaço em que uma simples luta de Street Fighter II entre dois jogadores reunia uma multidão ao redor. E como definir os momentos nos fliperamas e os mais de 30 jogos num único minigame (os famosos brick games)? Pura nostalgia. No nosso especial da Semana da Criança, não podiam faltar os games dos Anos 90 que, até hoje, têm um lugar especial em nossos corações. E, para fechar com chave de ouro, nada melhor do que relembrar alguns jogos que marcaram essa década. Como era bom ser criança!

1. Super Mario World (1991)

games-marcaram-infancia-anos-90_4 Games

Clássico é sempre clássico. Um dos jogos mais memoráveis da Nintendo, Super Mario World sempre testava seus limites e paciência ao máximo. Vocês também faziam de tudo para zerar o jogo no 100% – mas nunca conseguiram?

2. Street Fighter II (1991)

giphy Games

Mais um incrível jogo da Nintendo. E se o negócio era apelar, a gente “prendia” o adversário na parede e não deixava nem ele cair no chão. Os botões dos controles que o digam. Se não gostou, pede para sair e passa o player 2 para o coleguinha.

3. The Legend of Zelda: A Link to the Past (1991)

giphy Games

Parece que a lista é de Super Nintendo, mas não é, não. Não podemos negar que temos que bater palmas para os jogos do SNES. Falando de The Legend of Zelda: alguém mais demorou séculos para encontrar a bendita ocarina? E ah, cá pra nós: um dia, você também já achou que Link, na verdade, era Zelda. Tá perdoado(a).

4. Sonic the Hedgehog (1991)

games-marcaram-infancia-anos-90_19 Games

O queridinho da Sega conquistou milhares de fãs pelo mundo. Vamos combinar: a trilha sonora era incrível!

5. Sunset Riders (1991)

giphy Games

Sunset Riders foi um verdadeiro teste de coordenação motora. Eles captaram bem o conceito de bala teleguiada. Saudades daquela fase dos cavalos.

6. Donkey Kong Country (1991)

giphy Games

O que falar de um das melhores franquias da Nintendo? Era lei morrer naquelas abelhas insuportáveis (principalmente as que se mexiam). Quem era boss no Donkey Kong não podia passar de fase se deixasse uma banana.

7. Super Mario Kart (1992)

giphy Games

Aqui a diversão era garantida com os amigos! Vocês também achavam que Bowser e Kong eram os personagens mais apelões? Era muito chato escorregar naquelas cascas de banana ou levar um empurrão de Bowser na fase da casa fantasma.

8. Doom (1993)

giphy Games

Foi aqui que descobri o quão ruim sou nos jogos FPS. Na verdade, eu tomava um susto com aqueles demônios da primeira fase e morria em menos de 10 segundos.

9. Mortal Kombat II (1993)

giphy Games

Liu Kang, eu te venero! Foi o primeiro personagem de Mortal Kombat II que eu aprendi a usar todas as habilidades. Depois veio Scorpion, Shang Tsung, Kitana… Ah, como eu adorava os fatalities!

10. Tomb Raider (1996)

games-marcaram-infancia-anos-90_11 Games

Precisa dizer mais sobre a saga de Lara Croft? Era muita tensão passar por todas aquelas armadilhas – que não eram poucas. Bons temos de Playstation 1.

11. Resident Evil (1996)

games-marcaram-infancia-anos-90_18 Games

O que são esses filmes de terror de hoje em dia perto de Nemesis te perseguindo sem parar? Assistia mais do que jogava aqui, mas eu sentia toda a adrenalina do momento.

12. Diablo (1996)

games-marcaram-infancia-anos-90_13 Games

Sem palavras para descrever meu amor por Diablo. Anos depois, quando os gráficos do jogo já estavam quase próximos do real, ainda persisti e joguei no PC com meus primos. Um desabafo: Andariel, morri tantas vezes em você!

13. Pokémon Red e Blue (1996)

giphy Games

Jamais esquecerei do precioso disquete que recebi com o emulador de Game Boy Color e o zip do Pokémon Blue. Foi tão emocionante quando capturei meus primeiros Pidgeys e Caterpies… Minha única tristeza é nunca ter tido um Game Boy de verdade.

14. Crash Bandicoot (1996)

games-marcaram-infancia-anos-90_5 Games

Confesso: levei um tempo para descobrir que as frutas eram mangas. Crash sempre teve e sempre terá um lugar especial no meu coração. Espero ansiosamente que lancem novas versões desse jogo incrível. Saudades Play 1.

15. Super Bomberman 4 (1996)

giphy Games

Tanto o modo história como o de batalha marcaram minha infância. Não existia amizade no jogo na hora do 1×1. Infelizmente, era matar ou morrer.

16. Gran Turismo (1997)

games-marcaram-infancia-anos-90_10 Games

O que é Need for Speed perto desse clássico do GT? Fica dica: o segredo para permanecer na pista era frear na hora da curva.

17. Age of Empires (1997)

giphy Games

Você estava à procura de estratégia e civilizações antigas? Age of Empires dava conta do recado! Vamos esperar que a Definitive Edition, aguardada para 2018, capte a essência desse clássico do PC.

18. Metal Gear Solid (1998)

giphy Games

Como aqueles sinais de alerta quando você era visto me deixavam em pânico! Tomava susto até com os ratos quando usava aquela visão infravermelha.

19. Spyro The Dragon (1998)

games-marcaram-infancia-anos-90_7 Games

Até hoje tenho o CD. Meu amor por Spyro não tem dimensões. Um dia desses, até tentei jogar novamente no Play 2 que tenho em casa. Uma dia volto de onde parei.

20. Dino Crisis (1999)

giphy Games

Um dos jogos mais loucos de Playstation 1. Às vezes confundia com Resident Evil, mas hoje sei que era coisa de criança mesmo. Dino Crisis sempre será lembrado pelos players saudosos.

21. RollerCoaster Tycoon (1999)

giphy Games

Horas e mais horas de uma vida tentando construir um parque de diversões perfeito. Inclusive, tinha uma disputa por aqui de quem tinha o melhor parque. Adorava ver as reações/a vida dos visitantes. Os primeiros RollerCoaster Zoo Tycoon jamais devem ser esquecidos.

 

Jenas

Louca por games, animes, mangás, séries, filmes e tudo o que desperte (e alimente) minha imaginação. Ah, se eu pudesse fazer dungeons em carne e osso...