TV e Pipoca Indica: Animação | Akira

Fala galerinha do Tv e Pipoca! Sabem que dia é hoje não é? Dia de Tv e Pipoca Indica!

Sim, sempre procuramos trazer ao longo das semanas alguns conteúdos que curtimos e acreditamos acrescentar bastante na nossa cultura como fãs de filmes, séries, quadrinhos, games, animes e por aí vai…

Hoje, com muito prazer, trago para vocês um verdadeiro clássico. Um daqueles filmes de animação que realmente revolucionou o ramo e continua moderno mesmo após tantos anos. Estamos falando de Akira!

Poster do filme

Akira foi um filme de animação produzido em 1988 baseado no Mangá de mesmo nome, e que também merece uma indicação por aqui qualquer hora dessas. O filme é dirigido por Katsuhiro Ôtomo, o mesmo que criou o Mangá.

E parece que Ôtomo acertou em cheio na sua obra. Para muitos que não leram o Mangá e viram o filme, Akira acaba sendo um tanto confuso, mas para outros, o entendimento através do filme é bem possível. E é mesmo. Confiram uma boa sinopse abaixo para esclarecer um pouco as coisas:

Sinopse:

Kaneda lidera uma gangue de motoqueiros, no ano de 2019, em Tóquio, que passa a ser chamada de Neo-Tokyo que foi construída depois da original ter sido destruída na terceira guerra mundial. Ao se defrontar com outra gangue que invadiu o seu território, um dos membros da gangue, Tetsuo, um membro mais fraco da gangue, acaba sofrendo um acidente e desenvolve poderes paranormais que não são controlados muito em função do governo e estado, o que faz Tetsuo se tornar um grande ameaça.

Lendo a sinopse já parece bacana, certo? Mas o ponto forte da animação, de longe, é a parte técnica. A Tóquio de 2019 criada por Ôtomo e feita no filme, é uma coisa sublime. A maneira que foi feito os detalhes de cada ação e cada paisagem, é incrível. Estamos falando de uma obra que revolucionou a maneira de fazer animação para a época. Foi a inovação da dublagem antes de animar, da utilização de desenhos por frame sem sequer repetir um desenho. É algo muito revolucionário que até hoje parece recente. Outro ponto que se destaca é a trilha sonora, uma delícia, uma sensação de encaixe perfeito com os acontecimentos retratados no filme. E vai além, houve também uma crítica ao consumismo, ao jeito de agir do estado, ao caos na sociedade através de protestos e violência da polícia na Tóquio de 2019 retratada na animação.

E para finalizar, Akira foi uma parte primordial na revolução e no interesse pela animação japonesa. Depois da qualidade com que foi feito Akira, o mercado japonês cresceu e hoje nós temos um público gigantesco nos animes que muito se deve a esta obra revolucionária.

Confiram o trailer abaixo:

Vale demais a pena. Fica a dica nesse Tv e Pipoca indica de sexta-feira.

A gente se vê por aí galerinha!

 

Rodrigo Beauclair

Humor. Cinema. Leitura. Quadrinhos. Esportes. Doce de amendoim. Precisa de mais?