A Magia dos filmes Legendados

Então você chama a galera para ir ao cinema ou até mesmo para assistir um filme em casa,porém vocês se deparam com aquela dúvida: DUBLADO ou LEGENDADO? Você ama assistir filmes legendados pois acredita – assim como eu – que a qualidade é muito maior. Porém alguém diz que não consegue ler e assistir mesmo tempo. Soa familiar para você? O TV e Pipoca agora vai te dar cinco razões para querer assistir seus filmes e séries legendados:

1º – APRENDER INGLÊS

Hoje em dia, se for preciso assistir a algum filme ou série em inglês, ou até mesmo ler um pequeno texto de instruções, consigo faze-lo sem grandes dificuldades graças a muitos e muitos filmes legendados. Com o áudio original, quase sempre americano, escutamos os personagens falando e automaticamente sabemos a tradução. Aos poucos você vai aprendendo o que cada palavra quer dizer, visto que você já dicas-para-aprender-ingles-noticias-300x172 Comportamento Filmes está acostumado a ver a história ser contada nesse idioma, com direito até a corrigir a legenda dizendo a si mesmo “Não, não foi isso que o personagem disse na verdade” porque você já se acostumou com aquela língua.

2º – VALORIZAR OS ATORES

Para simplificar, vou relatar meu primeiro grande choque com a dublagem. Eu assisti Batman Begins a primeira vez dublado. Gostei. Dias depois consegui uma cópia,mas legendada, resolvi assistir mesmo assim. Na cena em que Bruce conversa com Rachel sobre o julgamento do assassino de seus pais, com o áudio original, a voz dele quase some, tamanha a tristeza que esse assunto lhe causa. Já na dublagem a voz dele não se alterava muito ao falar disso, embora fosse triste. Ou seja, o ator  se esforçou para transmitir todo o peso e dor do personagem sobre o trauma, mas quem só assistiu a dublagem, não percebeu esse detalhe. Um detalhe que só um grande ator poderia transmitir, mas na dublagem foi perdido para sempre.

3º – QUALIDADE DE SOM

Escolha um filme que você ama. Agora pegue a sua cena preferida. Vá no Youtube e procure ela em inglês e depois dublada. Veja a original e depois a traduzida. Perceba que o áudio perde um pouco da qualidade images Comportamento Filmes na dublagem, pois é necessário sobrepor camadas de som e abafar algumas para poder tirar a voz dos atores originais e colocar a voz do dublador. Normalmente são escolhidos pequenos sons considerados “menos importantes” e retirados para isso. Novamente, estamos falando de detalhes que no final podem fazer uma grande diferença.

4º – APRENDA A FAZER MAIS DE UMA COISA AO MESMO TEMPO

Como dito no início do artigo, alguns alegam não conseguir ver o filme e ler as legendas ao mesmo tempo. Bom, isso é uma questão de prática. No início pode ser mesmo difícil, mas como tudo na vida, é uma questão de prática e dedicação. O que só lhe trará vantagens, pois além de fazer de você uma pessoal multifuncional. E porque não uma pessoa privilegiada também? O que nos leva a última razão para assistir legendados.

5º – ASSISTA AGORA E NÃO ESPERE QUE DUBLEM

Muitas séries muito bacanas não foram dubladas ainda. Algumas nem serão. Muitos comentam a todo o momento séries ótimas e que estão com seus episódios novos toda a semana, mas você não vai assistir isso tão cedo, pois vai primeiro precisar esperar que saiam todos os episódios, o que levará meses ou um ano inteiro, depois alguém precisará comprar os direitos dessa dublagem, enviar para o estúdio, Series-300x196 Comportamento Filmes encontrar o elenco certo (que talvez nem seja o mesmo da dublagem anterior, então seus personagens preferidos nem tem as mesmas vozes) dublarem todos os episódios para só depois… disponibiliza-lo para você. Aja paciência. Ou legendas!

Acredito que você tenha captado depois desse artigo que assistir seus filmes e séries legendados só trará benefícios para você. Claro que a dublagem é muito importante e eu prefiro ela em outra mídia: animações! Mas isso é assunto para o próximo artigo. Mas e você, prefere legendado ou dublado?

 

Denny Rodrigues

Quando criança, fui exposto a uma coleção de gibis radioativos me dando o conhecimento de todas as HQS do universo - Muahahaha!