Especial: Semana da Criança | Filmes dos Anos 2000


Se você tem vinte, vinte e poucos anos e sempre foi fã da sétima arte, então você teve uma infância recheada de grandes filmes. Foi na década de 2000 que tivemos, por exemplo, o início da trilogia do que pra muitos foi o melhor filme de super-herói feito até hoje, Batman Begins (2005) e Batman: o Cavaleiro das Trevas (2008). Tivemos animações maravilhosas como Wall-e (2008) e Up – Altas Aventuras (2009) e tivemos, claro, uma das melhores trilogias da história do cinema, Senhor dos Anéis. Então, em celebração ao dia das crianças trarei 10 filmes que marcaram essa década maravilhosa recheada de grandes produções. Vamos lá!

Shrek (2001)

Em 2001 conhecemos o ogro mais querido de todos, a princesa Fiona e o burro tagarela…Burro. Shrek ganhou o Oscar, em 2002, como melhor filme de animação e teve as sequências Shrek 2 (2004), Shrek Terceiro (2007) e Shrek para Sempre (2010).

Os Incríveis (2004)

Em 2004 tivemos o premiadíssimo Os Incríveis, que ganhou Oscar, Globo de Ouro e MTV Movies Awards. Os Incríveis foi uma das animações, em computação gráfica, mais longas tendo o tempo de duração de 1h 55min.

Wall-E (2008)    


Em 2008 acompanhamos a trajetória do solitário robozinho Wall-E até a chegada de Eva que mudou totalmente sua vida. Wall-E teve várias indicações ao Oscar e ganhou como melhor filme de animação em 2009.

Up – Altas Aventuras (2009)

Tivemos também a linda e emocionante história de Up – Altas Aventuras onde acompanhamos Carl Fredrickse, um senhor de 78 anos amargurado e ranzinza aprendendo novamente a ser feliz com a ajuda do entusiasmado Russel, um escoteiro de 8 anos. Up foi uma das únicas animações a concorrer ao Oscar na categoria de melhor filme.

A Viagem de Chihiro (2001)

Não podia deixar de mencionar o belíssimo A Viagem de Chihiro. Nesta fantástica animação japonesa, de Hayao Miyazaki, acompanhamos a aventura da jovem Chihiro em mundo cheio de criaturas fantásticas. O longa ganhou o Oscar como melhor animação em 2003.

Batman Begins (2005) e Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008)

O início da maravilhosa trilogia do Cavaleiro das Trevas se deu nessa década com o Batman Begins e Batman: O Cavaleiro das Trevas. Essa trilogia possui, até hoje, o status de uma das melhores histórias de super-heróis e, de fato, esse trilogia do Chrisopher Nolan foi um espetáculo ao mostrar um lado mais sombrio de Gotham e do Batman e tivemos a espetacular atuação de Heath Ledger como o Coringa. A história se encerrou com Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012).

O Senhor do Anéis: A Sociedade do Anel (2001), O Senhor dos Anéis: As Duas Torres (2002) e O Senhor dos Anéis: O Retorno dos Reis (2003)

Pra muitos, a melhor adaptação de um livro para as telonas, para alguns até supera a história dos livros. O Senhor dos Anéis é uma daquelas sagas que aparecem de tempos em tempos e vem para mudar a história do cinema.

Gladiador (2000)

Máximus! Máximus! Máximus! Que filmão! Assisti quando tinha 12, 13 anos e talvez tenha sido o segundo grande filme que vi atrás (na época) apenas de Titanic.

Avatar (2009)

Simplesmente o filme de maior bilheteria de todos os tempos. Falar mais o que? Minha maior tristeza foi não poder assistir em 3D no cinema, onde morava ainda não tinha salas assim.

Bastardos Inglórios (2009)

Um filme de Quentin Tarantino com Brad Pitt liderando um esquadrão suicida matando soldados nazistas. Como isso pode dar ruim?

E assim encerramos essa lista relembrando alguns grandes filme dessa década que foi maravilhosa para indústria cinematográfica. Lembrando que isso não é um top 10, ficaram filmes que considero maravilhosos de fora como Procurando Nemo (2003), o Tigre e o Dragão (2000), Kill Bill – Vol 1 (2003) e Kill Bill – Vol 2 (2004)  e vários e vários outros. Se você lembra de algum que faltou na lista comenta aí que eu quero saber, diz se gostou (ou não) da lista também. Abraços e Tchau!