DC FILMS: MEDO DE SER DIFERENTE?

Batman v Superman ainda está em exibição nos cinemas do Brasil, mais de um mês se passou e até o fechamento desse artigo, não faturou o que o concorrente CAPITÃO AMÉRICA: GUERRA CIVIL já faturou em duas semanas de exibição. O filme foi duramente criticado por todos os lados da mídia com, também, todo o tipo de argumento possível, desde a estética sombria até o clima muito tenso do início ao fim. E lógico, como já era de se esperar, toda a culpa caiu encima do diretor Zack Snyder que de lá pra cá vem sendo coberto de rumores que estaria por um fio de seguir no “comando” do universo Dc no cinema. Essa semana o site The Hollywood Reporter disse que suas fontes afirmam que é certo que Snyder está com cada vez menos poder no quesito Dc Films. O que de fato não é totalmente uma surpresa visto que poucas semanas atrás foi divulgado que Ben Affleck (ator, diretor e Batman) será o produtor executivo da Liga da Justiça no cinema. Quem estrá no comando será, como já era de se esperar Geoff Johns, que supervisiona todas as adaptações da Dc Comics. Não só supervisiona, mas também já dirigiu e escreveu alguns dos episódios mais aclamados de Smallville e The Flash. Tudo isso demonstra a imensa preocupação da Dc Entertainment em agradar a crítica geral dos amantes do cinema, mas claro, também, o bolso dos investidores.

YK9xElW-300x131 Críticas Filmes

 

Porém, isso gera uma pequena dúvida. Estaria a Dc com medo de ser diferente demais da concorrência? Não me entenda mal, sou um Dcnauta, me preocupo e muito com a Dc ter medo de ser quem é. Acho importante que ela, assim como tudo, tenha a própria identidade visual no cinema. Isso até mesmo foi debatido entre o grupo pessoal do Tv e Pipoca essa semana. Hoje em dia quando se fala de filme de super heróis, qual a primeira coisa que vem a mente de pelo menos 90% das pessoas? MARVEL. Bem ou mal, foi a Marvel quem ditou a fórmula que realmente funciona nos filmes de super heróis nos últimos anos. Claro que a Dc tem seus blockbusters como foram os filmes do Superman interpretados por Christopher Reeve e a Trilogia Batman. Mas eram sim produções bem diferentes umas das outras. A Marvel fez vários filmes de sucesso usando a mesma receita: roteiro simples, muita ação, muitas cores e família. E funcionou. Porém parece que agora o cinema em geral se acomodou com essa fórmula e agora simplesmente não consegue mais aceitar coisas novas. Heróis com uma carga emocional mais pesada do que os que estão na moda. Independente do roteiro ou de se o Batman mata ou não, precisamos admitir que o Batman mostrado atualmente em BvS é até agora a performance mais fiel da mente perturbada do Batman já mostrada até hoje no cinema. Batman é mesmo brutal e paranóico. Isso é várias vezes questionado nas próprias HQS dele como em Cavaleiro das Trevas e na assustadora ASILO ARKHAM em que ele mesmos se questiona se ele não deveria ir parar em Arkham algum dia. Porém, com tanta escuridão e ausência de alívio cômico, muitos se sentiram incomodados. Lembro de uma cliente que me disse que ia levar seu filho de 9 anos para assistir Batman v Superman. No outro dia ela disse que o menino já não prestava atenção depois de 10 min de filme, além de não ter entendido nada. Filme ruim? Talvez. Mas talvez simplesmente não fosse para uma criança de 9 anos.

DC-Universe-Characters-mc7xv3rf1mydi0est2ksfru9sfdomrvej1gzct84qg-300x200 Críticas Filmes

Foi-se o tempo em que Super Heróis eram apenas para crianças. Existem muitas adaptações bem adultas desse nicho, como Demolidor que foi comentado no nosso artigo sobre A DIVERSIDADE DAS SÉRIES DE HERÓIS que você pode ler clicando aqui: https://tvepipoca.net/series-e-tv/diversidade-das-series-de-herois/ .  As vezes muitos não querem assistir a algo no estilo Vingadores por acharem que é infantil demais. Não que de fato seja, porém, o fato das crianças gostarem demais faz com que isso gere um certo preconceito entre os mais velhos. É de suma importância que exista variedade nos filmes, para que mais pessoas possam gostar do gênero dos heróis. Alguns vão ao cinema apenas para se divertir, outros gostam de ver uma trama mais complexa. Discorda? Eu desafio você agora: Faça uma pesquisa rápida no google e procure debates sobre Guerra Civil e depois sobre Batman v Superman. Guerra Civil tem muito mais opiniões sobre se o filme é bom ou não. Batman v Superman é muito mais debates sobre motivações de todos os personagens (mesmo que essas desagradem). Observe as páginas do Facebook sobre CGC, os comentários são as pessoas simplesmente dizendo se são TeamCap ou TeamIronman. Mas sobre BvS as pessoas se dividem em grupos ferozes sobre quem curtiu e quem odiou o filme. Bem ou mal, Batman v Superman fez as pessoas pensarem. Infelizmente, agora, parece que essa divisão das pessoas e o excesso de críticas vai fazer com que a Dc Films mude o direcionamento de suas produções. Para deixar mais família, talvez. Se isso é bom ou não, ainda será uma dúvida até o lançamento dos próximos filmes, começando com Esquadrão Suicida que estréia 4 de Agosto de 2016. Mas que a Dc deveria confiar um pouco mais em si mesma e não mudar todo um conceito por causa da recepção do PRIMEIRO filme de todo um universo que está sendo construído isso é. Em todo caso, segue abaixo o calendariozinho maroto pra você se manter no hype.

dc_cinematic_universe_timeline_by_seanmurphytv-d93mvlt-208x300 Críticas Filmes

 

 

 

Denny Rodrigues

Quando criança, fui exposto a uma coleção de gibis radioativos me dando o conhecimento de todas as HQS do universo - Muahahaha!