Critica Gratuita | Teu Mundo Não Cabe Nos Meus Olhos

Drama sobre as reais limitações do ser humano

Em “Teu Mundo Não Cabe Nos Meus Olhos“, acompanhamos Vitório, cego de nascença,que é dono de uma pizzaria herdada por seu pai no tradicional bairro do Bixiga, em São Paulo, e é considerado famoso por oferecer a melhor pizza dos arredores. Vivendo uma vida feliz com a mulher Clarice e a filha Alícia, ele sente que superou todas as dificuldades da cegueira e que deu a volta por cima. Mas, ao descobrir que existe a possibilidade de enxergar, Vitório inicia um conflito consigo mesmo e precisa tomar uma grande decisão.

Um drama nacional que conta com o sotaque espanhol dos atores de origem argentina, Teu Mundo Não Cabe Nos Meus Olhos deixa claro que não é necessário pesar a mão no sofrimento dos personagens para entregar um bom drama. Aqui, o bom humor anda lado a lado com os conflitos mais intensos que Vitório – aqui interpretado por Edson Celulari – precisa enfrentar.
O fator “cegueira” causa um certo estranhamento no que tange a atuação de Edson Celulari. Talvez os trejeitos não “naturais” não tenha beneficiado o ator, mas não chega a ser um ponto negativo. O simpático pizzaiolo conquista com bom humor o espectador, e acabamos por abraçar suas dúvidas e anseio.
Talvez, o problema que lhe envolva mesmo seja a falta de química com Clarice – interpretada por Soledad Villamil – sua esposa que lhe ama, mas parece cansada com a situação do marido e aceita arriscar seu relacionamento num tratamento experimental. Deixando claro que não criticamos aqui a atuação de Soledad, mas parece “não natural” o relacionamento dos dois. Ela cresce quando conversa com o pai, e usando a linguá maternal, dá um verdadeiro show de atuação.
Leonardo Machado interpreta o divertido Cleomar, o garçom e amigo mais próximo de Vitório. A dupla se sai bem em tela, e além de alívio cômico, Leonardo consegue entregar uma atuação interessante para alguém que poderia passar despercebido na tela. Ficou uma curiosidade sobre o que ambos poderia fazer com mais tempo em tela, já que a química aqui pareceu funcionar melhor, uma amizade leve e verdadeira.

Com um ritmo um tanto lento, Teu Mundo Não Cabe Nos Meus Olhos não parece interessante para o grande público, mas deve arrebatar aqueles casais que deixaram os filhos na sessão de “Vingadores” e que não querem bater perna no shopping.

Não deixe de conferir a crítica desse filme em vídeo lá no meu canal, Critica Gratuita.

Marcus Vinicius Rodrigues da Silveira

Pseudo crítico, amante de terror, suspense e sci-fi em geral, apresentador do Crítica Gratuita.