Especial Dia 25 de Maio: O que é ser Nerd?

Não precisa ter um intelecto nível 12 para saber que o conceito dessa palavra vem mudando muito nos últimos anos. Houve uma época – tempos de trevas – em que os Nerds eram perseguidos por serem o que são: estudiosos, gênios, fãs de quadrinhos, vídeo games, cinema… Logicamente eles eram perseguidos pelos que não se interessavam por esse tipo de cultura. Já ouviu aquela frase “Aqueles que não maxresdefault-2-300x169 Eventos conseguiam ouvir a música consideraram loucos os que dançavam”? É mais ou menos por aí. Recentemente surgiu um termo genérico para os Nerds, os chamados Geeks, supostamente os não tão Nerds, mas fãs da cultura pop em geral. Qual a diferença mesmo? Os Nerds são mais, qual o termo, intensos? Enquanto o Geek curte e entende um pouco de tudo, o Nerd se concentra mais em algumas coisas, normalmente se tornando especialista em uma delas, por exemplo em cinema. O Geek seria aquele que ama assistir filmes. O Nerd assiste filmes, comenta não só a história, mas a fotografia, edição e trilha do filme, making off, entrevistas, conhece os diretores e os estilos de cada um, curte o Oscar, vibra e se decepciona com os indicados. Por isso no colégio os Nerds eram os mais inteligentes, porque quando gostam de algo, tipo estudar, eles entram de cabeça naquilo.

Nas ultimas décadas os Nerds vem ganhando cada vez mais espaço tanto na industria quanto na mídia, o que vem ajudando muito a mudar sua imagem. Nerds como Mark Zuckerberg que fundou o Facebook ou  Joss Whedon diretor do blockbuster Os Vingadores (2012) vem revolucionando o status quo dos the-avengers-joss-whedon-captain-america-shield-image Eventos Nerds. Aqui no brasil temos como exemplo o JOVEM NERD, site que se explica só pelo nome e que tem o podcast mais baixado do país. O site OMELETE também vem defendendo muito bem a cultura nerd de forma que todos acabem se encontrando em seu conteúdo. Ou seja, de uma coisa podemos ter absoluta certeza: ORGULHE-SE DE SER NERD! Essa cultura vem sendo tão bem divulgada que simplesmente deixou de ser “esquisita” e passou a ser pop. Mesmo quem não curte super heróis, não assiste os filmes nem lê quadrinhos sabe quem são Os Vingadores. Mesmo quem não curte Zumbis sabe o que é The Walking Dead. Mesmo quem não curte games já ouviu falar sobre Assassinss Creed. Esse tipo de entretenimento nunca foi tão bem aceito pelo publico em geral como agora. É a era dos Nerds – testemunhem! 

Denny Rodrigues

Quando criança, fui exposto a uma coleção de gibis radioativos me dando o conhecimento de todas as HQS do universo - Muahahaha!