Especial: Semana da Criança | Desenhos


Não é possível dimensionar a responsabilidade que estou sentindo ao redigir esta matéria. Não, não é uma piadinha. Hoje no especial Semana da Criança, vamos falar de desenhos. E aí vem a responsabilidade da matéria. E se eu esquecer algum desenho? E esquecerei. Me perdoem por isso. Minha infância foi gloriosa nesse sentido, não cabe em um texto tudo de tão maravilhoso que eu pude assistir e compartilhar com amigos e familiares.

Portanto, incompleto ou não, falaremos agora de algumas das melhores memórias da minha e da infância de muitos.

Por vezes me perguntei se existe alguém da minha idade que não tenha assistido Pica-Pau e Tom e Jerry. Vivi minha infância nos anos 90. Ver o Leôncio sofrendo nas mãos do cabeça vermelha era demais. Mas confesso um crime, muitas vezes torcia pro Tom acertar o Jerry. Esses dois desenhos me seguiram durante toda a infância e possivelmente são os mais famosos (Pernalonga discorda). Mas a lista… ah a lista não ficava só nesses.

6e15d5044d2e951709b940c698099020-300x214 Desenhos Destaque looney-tunes-300x240 Desenhos Destaque

O que dizer de Scooby Doo? Eu era o único que ficava com um medinho muitas vezes? Aquele clima de mistério envolvido pelo humor do Scooby e Salsicha. Extraordinários.

E se tem uma coisa que sabe ser extraordinária é a Looney Tunes. Eu amava o Patolino mais rabugento do planeta com a língua presa. Mas se eu fosse um desenho queria ser o Pernalonga. Que tipo de coelho tem a autoestima daquele “velhinho”? E que personagem pode ser mais carismático que o g-g-g-ga-gui-gui-nho? E a galera que descobriu o termo “trollar” hoje em dia mas não sabe que Papa Léguas fazia isso toda vezes com o Coyote escapando de suas armadilhas no último instante. Beep Beep!

Já que estamos falando de animais. Preciso falar algo sobre o casal boladão Mickey e Minnie? E a patópolis gigantesca com Pato Donald, Tio Patinhas, Professor Pardal e toooda família em Duck Tales. Falando em família, alguém cansou de ver “Patetaa e Max, a dupla que é demaaais“?

bob-esponja-3-300x225 Desenhos Destaque Caverna-do-Dragão-Dublado-300x212 Desenhos Destaque

Muitos animais, não? Podemos dar um tempo e ir até a idade das pedras com Os Flinstons. Ou avançar um pouco mais com Os Jetsons. Mas para falar de clássicos mesmo, eu preciso falar de Caverna do Dragão. Preciso rir com o Mutley rindo em Corrida Maluca. Preciso confessar que tive minha fase com os fofinhos Snoopy e Ursinhos Carinhosos. E também minha fase mais “adulta” com Doug ou Du, Dudu e Edu. O Fantástico Mundo de Bob parecia o meu mundo fantástico. Adorava também. Assim como o mundo dos pestinhas Rugrats.

Aposto que pensaram que esqueci daqueles que arrastam multidões. Como dimensionar o que representa Bob Esponja e Os Simpsons. Sou fã do Lula Molusco até hoje. E as previsões macabras de acontecimentos dos Simpsons? Bom, prefiro o Homer comendo rosquinhas.

4331517-justice-league-cartoon-jpg_0926151-300x190 Desenhos Destaque

Mas nada disso seria tão legal sem os heróis. O que era o desenho do Batman, do Superman? E da Liga da Justiça? Fizeram até homenagem em cartaz do filme que vai sair esse ano. E os X-Men, Homem Aranha… é muita coisa. Não posso deixar de mencionar He-Man (um dos melhores memes da internet hoje em dia), Thundercats… ufa!

X-men-serie-animada-desenho-anos-90-300x245 Desenhos Destaque

 

 

 

 

Caramba, já temos muito personagens. Incrível como tudo isso se encaixava em minha infância. Como eu disse no início, não quero esquecer ninguém, mas como vou esquecer, faço menções de mais algumas obras primas abaixo para finalizar.

 

Gato Felix, O Laboratório de Dexter, Pantera Cor de Rosa, Mr. Magoo, Jonny Quest, Luluzinha, Zé Colméia, Ben 10, Os Smurfs, Speed Racer, Manda-Chuva, Popeye, South Park, Super Choque, Padrinhos Mágicos, Gasparzinho.

Cheeega. Quanto mais eu falo, mais esqueço de alguns para colocar no texto. E nem mencionei os animes que estão numa seção separada no site.

A verdade galerinha, é a importância de viver a infância. Largar um pouco o celular e se divertir em outros mundos mágicos como os dos desenhos. Aproveitem todo material clássico que citamos e que não citamos aqui. São coisas que levaremos para a vida.

E acima de tudo, gostaria de parabenizar e agradecer a todos os dubladores que deram voz para alguns de nossos personagens inesquecíveis. Fora muito importantes durante nossa infância.

Feliz dia das Crianças garotada!

Rodrigo Beauclair

Humor. Cinema. Leitura. Quadrinhos. Esportes. Doce de amendoim. Precisa de mais?