Coisas que eu sei | O legado da Turma da Mônica para a literatura brasileira

Das tirinhas de jornal para o mundo!

Olá amigos do TV e Pipoca, eu sou a Thais, escrevo há algum tempo para o site, a partir de agora passo a compor esta coluna as quartas feiras. Como primeiro texto aqui do espaço quero falar sobre uma galerinha que integrou a infância de gerações através de gibis, A turma da Mônica.

As vésperas de ir para as telas de cinema com o longa “Turma da Mônica – Laços”, estreia em 27 de julho de 2019, o universo de Mauricio de Sousa encantou e encanta milhões de pessoas, não só no Brasil mas também no mundo. Vocês acreditam que em mais de 40 países as pessoas  conhecem nossa turminha? E que as histórias do bairro do Limoeiro já foram traduzidas para 14 idiomas? – Fiquei passada também, confesso.

As primeiras criações do Mauricio foram Bidu e o Franjinha, de 1959, tempo para burro né? A principio as histórias eram somente tirinhas de jornal, somente em 1970, é que tomou o formato de história em quadrinho, disputando espaço com os produtos dos Estados Unidos como Pato Donald e Zé Carioca.

Turma da Mônica é a composição de vários personagens, não somente Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão. Existem outras narrativas como a Turma do Penadinho, esta sempre foi minha favorita, Turma do Chico Bento, Turma da Tina entre varias outras.

Nossos companheiros de infância ganharam um espaço significativo no mercado, como um parque inspirado nos personagens, produtos alimentícios, cosméticos para crianças, calçados, mochilas e materiais escolares. Durante décadas era referência para as crianças brasileiras.

As publicações passaram por algumas editoras como Abril, Globo e a Panini. Em 2008 surgiu Turma da Mônica Jovem, este com os personagens já adolescentes, com o formato diferente, influenciado por mangás japoneses, que vem conquistando cada vez mais espaço no mercado.

A tecnologia deu uma mãozinha até pala o pessoal do limoeilo, já que em 2015 a Panini passou a creditar autores em algumas histórias e cada uma das edições passou a vir acompanhada por um QR Code com conteúdos exclusivos.

Eu não conheço um serumaninho que não tenha lido ao menos uma história da Turma da Mônica, mas nunca se sabe né? Então caso você não tenha lido vale muito a pena, são histórias engraçadas e educativas. E você fã de cada um dos personagens não deixe de exaltar essa obra maravilhosa, indica para as crianças que você conhece, elas vão adorar e para você será ótimo revisitar os nossos amiguinhos.

Thaisb

Jornalista, crítica e assessora. Paulista 25 anos, com sérios amores por livros, filmes e séries.