TV e Pipoca Indica: Animação | A Tartaruga Vermelha


A Tartaruga Vermelha (La Tortue Rouge) é uma animação francesa, japonesa, belga e teve seu primeiro lançamento em 18 de maio de 2016 no Festival de Cannes na França, além de concorrer ao Oscar de melhor animação este ano.

O filme conta a história de um homem que naufragou em uma ilha deserta; sua origem, seu nome, o que fazia antes de naufragar, nada disso é mencionado. Desesperado, ele decide sair daquele lugar. Constrói uma jangada e se aventura ao mar, mas nunca consegue ir muito a diante porque sua jangada é destruída duas vezes e ele nunca sabe como.

Até, que na terceira vez, uma criatura diferente – uma tartaruga vermelha – se faz presente e mostra o real motivo de ele nunca ir embora daquele lugar. A tartaruga o segue até a ilha e quando ele a nota, um misto de raiva se instaura no homem e ele ataca fisicamente a tartaruga, e a deixe com o casco para baixo, porque assim, ela não poderia o impedir de sair dali.

Quando a racionalidade, o remorso e a tristeza se instalam, ele percebe o quanto errou quando deixou a frustração falar mais alto. Com isso, ele passa a zelar pelo animal, que jaz na areia da praia. Porém, algo surpreendente acontece e dá um novo rumo a história.

Bom, eu só posso contar até aqui, porque se eu falasse mais perderia toda a magia dessa animação. Vale ressaltar, que a animação não possui diálogos. As cenas são tão bem construídas e as expressões dos personagens são tão bem feitas, que o diálogo não se faz necessário. A trilha sonora é linda e enriquece a todo momento. Os traços dos desenhos são impecáveis.

O roteiro desta incrível obra ficou nas mãos de Michael Dudok de Wit e Pascale Ferran, e a direção por Michael Dudok de Wit.

Falar desta animação sempre emociona, revivê-la em minha mente traz lágrimas aos olhos. A Tartaruga Vermelha é uma animação tão simples, ao mesmo tempo intensa e te passa uma verdade que é difícil não se emocionar. Vale a pena conferir esta grande obra.

Confira o trailer e fique ainda com mais vontade assistir: