GOTHAM S03E12 | A Maldição do Coringa

E se o Coringa não fosse apenas um cara que enlouqueceu e virou um criminoso sem sanidade, mas sim, uma maldição demoníaca que destinaria a cidade de Gotham a ser assombrada pela imagem do Palhaço das Trevas? O conceito é assustador? Normal. Se você quer uma cidade com o céu sempre azul, criminosos não tão doidos e mais esperança onde o bem sempre vence no final, vá para Metrópolis – aqui é Gotham!

gotham-trailer-still-victor-zsasz-340x300Apesar do apelo do retorno da série ser a volta de Jerome Valesca, o episódio não tratou apenas disso, outras tramas (não interessantes) estavam presentes e fizeram a história andar. Ao contrario do que nos deu a entender a midseason onde parou a temporada, Jimbo não parece ter sofrido as consequências por ter matado Mario Falcone, pelo menos não as consequências judiciais. Porém estamos falando de matar um membro da família Falcone, quem diabos mataria o filho do maior mafioso da história de Gotham? Gordon nunca assistiu filmes como o Poderoso Chefão ou Scarface, só pode. Destaque para o vilão secundário mais carismático da série: Victor Zsasz, que se mostra extremamente profissional na hora de matar seus alvos, afinal, não se fazem mais matadores de aluguel como antigamente. Se você já tentou contratar algum pela deep web ultimamente, sabe do que eu estou falando.

Enquanto isso, Edward Nigma começa a pôr em prática a vingança Gotham-Season-3-Edward-Nygmacontra o seu ex Brother e atual Prefeito, Osvald Coblepot, ou Valdin, pros mais íntimos. A ideia é enlouquecer o Pinguin (como se já não houvesse gente doida o suficiente em Gotham) e depois mata-lo para trazer “justiça” pela sua namorada Isabella. Isso confunde um pouco no início com o Pinguin tendo visões do seu falecido pai, mas foi uma sacada genial para reintroduzir o vilão Cara de Barro novamente na trama, pois havia aparecido muito pouco na temporada anterior. Essa trama foi um alívio para a maioria dos fãs que temia um possível romance gay entre Pinguin e o Charada por fugir demais da história original dos quadrinhos. Se os roteiristas seguirem a mesma linha que escreveram quando Edward armou algo parecido contra Jimbo, podemos esperar episódios cada vez mais elaborados. Sem dúvida o Charada tem sido um dos personagens com a melhor construção desde o início a série.

vlcsnap-2017-01-18-03h55m45s63Em outro núcleo da série, Selina Kyle reencontra sua mãe que não aparecia há 11 anos. Bruce Wayne é deixado totalmente de lado para dar mais espaço à sua suposta, talvez, possível, quem sabe um dia, candidata a ser sua namorada, Selina. Infelizmente essa parte tem sido tão chata e rasa que nem vale a pena escrever sobre ela. Felizmente, a atriz Camren Bicondova é a mais linda da série, então pelo menos pare para admirar essa futura Mulher Gato, porque Gata ela já é.

 

Vamos ao que realmente interessa? Sim. Ah, antes que me perguntem, sim, eu já acredito que ESSE é melhor do querTxX19eDXmTVmIn4A4hG62gj2Ju o Coringa do Jared Leto. Agora que já acabamos com essa palhaçada vale lembrar que a promo do episódio foi um tanto que mentirosa com os fãs, pois tudo dava a entender que veríamos Jerome de volta a vida ainda nesse episódio e tocando o terror em Gotham – o que de fato não acontece, pois ele aparece morto e apenas nos últimos 5 segundos de episódio. Apesar disso, o legado dele está lá, firme e forte. Desde sua morte pelas mãos de Galavan, o épico Azrael, Jerome virou uma espécie de maldição se espalhando pela cidade, assustador. Depois disso começaram a surgir gangues em nome dele, pior, seguidores, pessoas que acreditam que Jerome não apenas era um criminoso maior, mas algum tipo de gênio messiânico que precisa ser seguido. Apenas essa ideia já explica porque o Coringa é tão assustador (nesse universo televisivo) e porque a sua gangue é tão gigantesca e pior, tão louca quanto ele. Sabe, é por isso que as séries me pegam tão mais facilmente do que os filmes, pelo fato de serem vários episódios, temporadas e temporadas, eles podem escrever e desenvolver os personagens com calma e no tempo certo, sem correria e sem medo de errar, caso o público não esteja gostando, eles reescrevem e melhoram nos próximos capítulos. Mas aqui, se tem uma coisa que eles acertaram é na construção (ou desconstrução) desse que é sem dúvida nenhuma o maior e mais emblemático criminoso que o universo DC já viu até hoje. Uma última curiosidade, o homem que lidera esse culto ao Jerome, você já viu ele envolvido com o Coringa, lembra? Não? Ele é um dos capangas do Coringa no filme Batman: O Cavaleiro das Trevas, que tenta matar Gordon, mas logo é capturado por Harvey Dent que o sequestra para extrair mais informações sobre o Coringa. Que easter-egg, não?

O episódio 12 da terceira temporada foi muito bom, apesar de não entregar o que prometia, porém, esse arco parece que irá durar mais dois episódios. Minhas apostas? Se cuida Heath Ledger!

Gotham vai ao ar toda segunda-feira pelo canal FOX nos EUA. No Brasil a série vai ao ar pelo canal fechado Warner Channel.

 

Denny Rodrigues

Quando criança, fui exposto a uma coleção de gibis radioativos me dando o conhecimento de todas as HQS do universo - Muahahaha!