ESPECIAL: DCTV vs DCEU | Qual o melhor universo?

Atualmente, a Dc Entertainment tem dois universos em live action, o DCTV (contando com quatro séries) e o DCEU (com três filmes até então). Apesar disso, os próprios DCnautas parecem divergir muito entre si sobre qual o melhor universo adaptado para seus personagens favoritos. O TV e Pipoca preparou um artigo especial analisando os prós e contras de cada universo.

QUEM NASCEU PRIMEIRO?

arrow_intertitleNão precisa ser fã de quadrinhos para saber que os principais ícones da Dc Comics são a trindade: Superman, Batman e Mulher Maravilha, e que eles estão no universo cinematográfico. Porém, apesar de serem os principais, esse universo surgiu em 2013 com o filme HOMEM DE AÇO, que também só veio à ganhar sua sequencia três anos depois com o blockbuster BATMAN VS SUPERMAN agora em 2016. Mas um ano antes do Superman ganhar seu reboot, estreou na The Cw a série ARROW em 2012, inspirada no personagem Arqueiro Verde/Oliver Queen. A série foi um sucesso absoluto, bateu recordes de audiência, recordes que não eram batidos desde o término da série Smallville. Tamanho sucesso que no ano seguinte, quando se iniciava o DCEU, já foi ao ar a segunda temporada da série do Arqueiro onde já tinha um gancho para a série THE FLASH que iria ao ar no ano seguinte em 2014. Nesse meio tempo em que BATMAN VS SUPERMAN era planejado, mais três séries foram adicionadas nesse universo. Quando o último filme do DCEU era lançado esse ano, o ESQUADRÃO SUICIDA, focado nos vilões, o DCTV já se estava com tudo engatilhado para unir todos os heróis das quatro séries em um super time no melhor estilo Liga da Justiça da América. Sendo assim, independente de gosto ou de qualidade, o universo DCTV veio primeiro e já está firmemente estabelecido há cinco longos anos, contanto com 12 temporadas no total de todas as suas séries contra apenas três filmes do DCEU.

QUEM DÁ MAIS OPÇÕES AOS FÃS?

nefnlompvxaqjj_2_bAntigamente, para ter acesso à vários tipos de super heróis e histórias diferentes, você precisava ler várias HQs diferentes. Hoje em dia, o DCTV trouxe isso para a televisão, onde você tem várias séries diferentes para vários tipos de público. Quem curte menos super poderes e mais ação, ARROW é a melhor opção. Se você curte muita aventura e ficção científica, THE FLASH é a sua série. Curte equipes de super heróis e como funcionam suas dinâmicas de grupo? LEGENDS OF TOMORROW te dá vários heróis de uma vez só. Mas se você curte uma coisa mais tranquila, mais família ou até mais sentimental, SUPERGIRL foi feita para você. Agora se o que você curte são magias e as artes místicas, a Cw já integrou CONSTANTINE a cronologia do DCTV. Já no DCEU os dois filmes iniciais, HOMEM DE AÇO e BATMAN VS SUPERMAN são bem sérios e tensos (não que sejam ruins, eu amo muito esse estilo Snyder de fazer cinema) mas ele não dá uma mudança de tom pra quem não curte muito isso. Por isso existem pessoas que amam muito Snyder e outras odeiam, porque é um tom só, ou você curte ou não. Já em ESQUADRÃO SUICIDA com a mudança de diretor o tom ficou mais tranquilo e foi para um outro lado mais divertido até. Muitos que estavam amando o clima dos filmes anteriores odiaram, enquanto quem odiava os iniciais amou esse. Há quem ame os dois estilos, mas esses poucos são raros.

MELHOR MITOLOGIA

alien-parasite-555x300Assim como em cada série a DCTV aborda temas diferentes, eles costumam se passar em ambientes muito diferentes, ARROW mostra o dia-a-dia urbano, THE FLASH nos apresenta outras terras paralelas com versões diferentes de cada pessoas e SUPERGIRL mostra o dia-a-dia de Aliens aqui na terra e como eles lidam com isso. No DCEU, em três filmes eles não expandiram sua mitologia, apesar de HOMEM DE AÇO se iniciar no planeta Krypton, todo o resto, passando por BATMAN VS SUPERMAN e ESQUADRÃO SUICIDA se passou na cidade grande, incluindo levemente magia no Esquadrão. Nesse caso, o DCTV leva a melhor por explorar muito mais a mitologia de seu universo, embora isso possa estar para mudar, pois o próximo filme do DCEU, Mulher Maravilha vai mostrar e se aprofundar muito em Themycera, a ilha das Amazonas , muito provavelmente mostrando a relação delas com os Deuses também. Já em Liga da Justiça, Snyder nos garantiu um vislumbre de Nova Gênese e Apoklips. Se isso realmente acontecer, será um enorme salto para o universo cinematográfico da DC.

A MELHOR EQUIPE

vlcsnap-2016-12-02-18h23m39s219

 

Esse último tópico vai datar o artigo e talvez desatualizado por completo, mas, vamos lá. Atualmente o DCEU teve seu primeiro team-up em BATMAN VS SUPERMAN, onde vimos Batman, Superman e Mulher Maravilha juntos contra o Apocalipse. E foi realmente a coisa mais emocionante esse ano, realmente épica aquela batalha. Porém, eles se aliaram meio que por estarem pressionados e sem muitas opções e a Mulher Maravilha simplesmente caiu entre eles – literalmente! Já no DCTV, também tivemos o maior team-up esse ano unindo nada menos do que 12 heróis no total para combater um exército alienígena no crossover chamado INVASÃO que durou três episódios. Eles não se enfrentaram, todos já se conheciam e se entrosaram muito bem, focando no que realmente importava, o inimigo. Esse team-up do DCTV com certeza resultou na maior equipe em live action que a DC já reuniu desde o episódio “Justice” de Smallville onde Clark Kent se juntou ao Arqueiro Verde, Aquaman, Cyborg e Impulso para destruir o Cadmus. Porém, esse status de melhor equipe pode mudar em novembro do ano que vem quando LIGA DA JUSTIÇA finalmente estreiar no cinema. Que emoção, DCnautas!

Apesar de ser mais valorizado pelos executivos e conhecido pela maioria das pessoas, o DCEU ainda tem muito o que aprender com seu irmão mais velho o DCTV que é atualmente muito mais consistente, não simplesmente por ter nascido antes ou por ter mais conteúdo, mas porque ele já sabe à que veio, qual seu objetivo e como trabalhar isso. Geoff Johns recentemente assumiu a responsabilidade de supervisionar todos os projetos DC Films depois de ESQUADRÃO SUICIDA para tentar dar uma visão mais otimista e diversificada a esse universo. De qualquer forma, torcemos para que os filmes do DCEU fiquem cada vez melhores, diversificados e que encontre seu caminho. Mas e você, TVnauta? Qual o seu universo favorito da DC fora dos quadrinhos? Deixa aí nos comentários!

 

 

Denny Rodrigues

Quando criança, fui exposto a uma coleção de gibis radioativos me dando o conhecimento de todas as HQS do universo - Muahahaha!