3 Heróis que foram estuprados nas HQs

A cerca de duas semanas estourou na mídia o caso da garota que, supostamente, havia sido estuprada por 30 homens mais ou menos. Isso realmente chocou não só o nosso país, mas o mundo inteiro, pois houveram manifestações de nível internacional sobre o caso. Esse crime é tão brutal que afeta muito, mas muito mais do que apenas a vítima – mas a família, os amigos…o mundo. E se por acaso você não sabia sobre o acontecimento deve ser porque acabou de se desconectar da Matrix. Todo caso, conecte-se de novo pois vamos mencionar três ocasiões em que Super Heróis foram foram vítimas de estupro e em como eles NÃO SOUBERAM lidar com isso assim como nós também não sabemos.

sue-dibny-death


LIGA DA JUSTIÇA – CRISE DE IDENTIDADE


Essa HQ foi um marco em toda a carreira da LJA pois estava tratando de um tema considerado pesado demais para os quadrinhos: estupro. Como e onde? O suposto lugar mais seguro do mundo, a Torre de Vigilância da Liga da Justiça, projetada com tecnologia terrestre, kriptoniana, marciana e tanagariana. No entanto nada disso foi suficiente para salvar Sue Dibny, a esposa do super herói Homem Borracha das mãos do Doutor Luz que invadiu sorrateiramente a Torre e la Sue sozinha. Sem nenhum sentimento, à não ser crueldade e vingança, ele estuprou a esposa do Herói e depois simplesmente a deixou la. Infelizmente, depois ela foi morta, mas por outra pessoa e a Liga não sabia dessa outra parte o que pesou ainda mais toda aquela terrível situação. Nesse caso a vitima acabou morta logo em seguida, mas a dor repercutiu e abalou absurdamente o marido dela e os amigos que eram os membros da Liga da Justiça.


Se você tem uma namorada, uma noiva, uma esposa… vai se comover com o drama, desespero e agonia do Herói ao lidar com o horror que veio sobre sua esposa. Os desenhos feitos por Rags Morales deixam tudo ainda mais intenso. O Homem Borracha acaba ficando em choque nas páginas seguintes como se o corpo dele simplesmente desistisse da vida após o acontecimento. Já os membros da Liga como Arqueiro Verde principalmente decidem ir atrás do Doutor Luz e faze-lo pagar por tudo. A policia quis investigar, mas a Liga não permitiu. Era pessoal. Algo muito íntimo deles e familiar. No fim o vilão não foi morto, mas sofreu uma lobotomia apagando sua mente para sempre. Sombrio demais para super heróis? O vilão deveria ter sido julgado e preso? Talvez. Mas estamos falando de estupro. Algo que mexe até com a tênue linha entre certo e errado dos heróis com o código de conduta mais elevado.

esdibny (1)

WATCHMEN

Essa sim você precisa estar totalmente desligado da Matrix para não conhecer, pois além de ser a HQ mais vendida de todos os tempos, também ganhou sua versão cinematográfica a menos de uma década. Como e onde? Mais uma vez no QG dos heróis, no caso dos Minuteman. Nesse caso o agressor foi justamente um dos membros da equipe o Comediante que estuprou uma colega, a Espectral.. Após uma reunião dos Vigilantes, ele a atraiu para um canto da sala e acabou a estuprando. Ela teria sofrido muito mais se não fosse a intervenção de outro colega o Justiça Encapuzada. Infelizmente o resultado desse estupro foi que a heroína engravidou. Deu a luz a uma menina que mais tarde também tornou-se a Espectral quando a mãe se aposentou. Nada demais aconteceu com o Comediante. Impunidade. E enquanto Espectral levou a magoa desse momento até o fim de sua vida. A única “justiça” é que o Comediante acaba sendo assassinado, mas não pelo estupro. Como um dos personagens comenta sobre o Comediante, “uma vida violenta acabou violentamente.”

essally (1)

HOMEM-ARANHA & GATA NEGRA – O MAL NO CORAÇÃO DOS HOMENS

Nessa HQ é focada muito a Gata Negra, enquanto mostra o envolvimento dela em mais um roubo e o Aranha investigando isso, também nos é revelado muitos flashbacks da Gata Negra anos antes, na faculdade. Em uma dessas cenas, ela é estuprada por um colega de faculdade. Para o roteiro, isso seria justificando o porque de Felícia ser uma mulher forte, pois teve de superar a humilhação de ser estuprada, assim como a maioria das vítimas de estupro passa por humilhação, são chamadas de coisas terríveis, onde pessoas que não sabem de todos os fatos do ocorrido dizem que a menina é que era fácil ou provocava. Independente disso, estupro é crime. Entenda isso !

esevil0

E isso é apenas ficção. Já na vida real, aqui no Brasil, uma mulher é estuprada a cada 3 horas. A maioria das vítimas não denuncia por medo ou vergonha. Muito já foi dito. Pouco foi denunciado. Infelizmente as vezes precisamos de casos brutais assim para que esse assunto venha a tona e seja debatido mais abertamente pela sociedade. Sexo sem consentimento é crime!

Denny Rodrigues

Quando criança, fui exposto a uma coleção de gibis radioativos me dando o conhecimento de todas as HQS do universo - Muahahaha!