Guerra Civil – Desconstruíndo o Capitão América

Desde a sua estréia no universo cinematográfico da Marvel, Steve Rogers, mais conhecido como o Capitão América, tem sido um grande ícone dos super heróis adaptados para as telas. Ele realmente significava algo a mais para mim, pois, notem, eu o usava como exemplo de SUPERMAN. Como assim? Esse novo Superman, adaptado pelas mãos do diretor Zack Snyder, é um herói deprimido, cheio de medos e dúvidas, não o Superman corajoso, alegre e que inspira as pessoas nos quadrinhos. Mas o Capitão América era, ele era muito justo, correto, coração de ouro e sempre pensando em um bem maior do que o dele mesmo. Para mim, ELE era o Superman. Não foi atoa que quando anunciaram CAPITÃO AMERICA: GUERRA CIVIL não precisei pensar duas vezes antes de escolher o lado do Capitão. Para a minha surpresa, depois de ter um herói tão puro e inspirador estabelecido no cinema, em apenas um filme, conseguiram desconstruir todo o ideal do personagem fazendo com que ele tomasse uma série de decisões que simplesmente não faziam sentido nenhum para o que o personagem representava.

2kctuliijxnw9hk8pj08up724

Sobre o tratado de Sokovia, Steve não aceitar assina-lo, não concordar, faz sentido. Faz mesmo, aliás, isso é questão de ponto de vista. O problema começa quando o Capitão simplesmente fica cego no que se trata de seu amigo Bucky. Ele decide ir atrás de Bucky para verificar o que está acontecendo e ao ver que a polícia está indo atrás dele ele simplesmente ajuda Bucky que na verdade é um FUGITIVO da polícia. Ele não apenas ajuda como agride todos os policiais que não tem a menor chance contra o super soldado. Talvez você argumente que Bucky era inocente (e realmente era) mas o Capitão não sabia disso e mesmo assim não pensou duas vezes antes de partir para cima dos policiais que estavam apenas cumprindo a lei. Em um dado momento, quando ele está recrutando seu time, ele mesmo diz que são foras da lei, ou seja, ele sabe que ajudar Bucky não era simplesmente algo duvidoso,mas sim contra a lei. Novamente, sabemos que haviam armado para o amigo do Capitão,mas até então era apenas a palavra de um soldado assassino que sofria lavagem cerebral contra… os avisos amigáveis dos VINGADORES – OS HERÓIS MAIS PODEROSOS DA TERRA e que haviam lutado ao lado do Capitão tantas vezes. Mesmo assim, Capitão seguiu incansável com sua missão de ajudar Bucky.

O Homem de Ferro estava fazendo a coisa certa perante a lei, ele queria levar o Capitão para dar explicações, e mesmo assim, o Capitão estava pronto para lutar porque simplesmente queria proteger Bucky. Lógico, a essa altura, já haviam descoberto que haviam armado para parecer que Bucky era culpado, porém, o time do Homem de Ferro chegou devagar e afim de conversar antes de mais nada, então, porque o Capitão, que costumava ser tão bom, simplesmente não explicou o que estava acontecendo? Com certeza não só o Homem de Ferro,mas todos os Vingadores iriam ajudar. Mas não, não quando se trata do Bucky. A batalha foi épica. Nunca uma luta tão grandiosa assim havia acontecido nos filmes Marvel. Mas não fez sentido. Não era o Capitão que eu conhecia. Na reta final, quando foi tudo esclarecido e mesmo assim o Homem de Ferro tentou ajudar (notem, que o Homem BABACA de Ferro estava tentando ser legal,o que não é muito comum), porém ficou furioso quando descobriu que Bucky havia matado seus pais, ele tentou matar Bucky. Faz todo o sentido que o Capitão tentasse impedir,mas, precisava tudo aquilo? Chegar naquele ponto? Destruir tanta coisa, tudo o que os Vingadores haviam construído todos esses anos? “Desculpe, Tony,mas Bucky é meu amigo.” Que frase foi essa? O Homem de Ferro responde “Então eu sou o que?” Foi ali que o Capitão se tornou oficialmente um babaca. Ele acreditava na luta dele para ajudar o amigo, foi honesto até o fim, mas ele também não acreditava no bem maior? Em seguir as regras? Ou isso não vale quando se trata dos amigos dele?

Ao final da Guerra Civil, o Capitão não apenas ajudou o fugitivo causando muito mais estragos do que concertando as coisas, como também invade uma prisão de segurança máxima e liberta os outros Vingadores foras da lei. Quando sobem os créditos e o filme termina eu simplesmente não reconheço mais Steve Rogers. Capitão América foi simplesmente desconstruído. Sem mais. Reflita.

Denny Rodrigues

Quando criança, fui exposto a uma coleção de gibis radioativos me dando o conhecimento de todas as HQS do universo - Muahahaha!